Aveiro é a terceira cidade mais cara do país para universitários.

2021-11-11 09:27

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O reitor da Universidade de Aveiro afirma preocupação pela falta de respostas no campo da habitação para estudantes e a Associação Académica diz mesmo que, hoje, não são as propinas o maior problema das famílias no acesso ao ensino superior.

O tema esteve em destaque na abertura do ano letivo em dia dedicado à entrega de bolsas.

Paulo Jorge Ferreira adianta que está para breve o início da recuperação de casas em Santiago e que está em marcha a construção de novas residências no Crasto (com áudio)

No Crasto vão surgir 4 novas residências com capacidade total de 256 camas.

O reitor acredita que é um contributo mas pede mais para responder aos desafios da habitação em contexto universitário.

António Alves, presidente da Associação Académica, avisa que as despesas com habitação estão transformadas na grande barreira no acesso ao ensino superior.

O discurso foi dirigido às entidades públicas, nomeadamente ao Governo, para assegurar a concretização de medidas há muito previstas (com áudio)

Além da entrega de mais de 300 bolsas a alunos de mérito com entrada na UA assente em médias superiores a 17,5 valores, a Reitoria anunciou para breve o lançamento de um novo programa de ciência na RTP3.

Paulo Jorge Ferreira diz que não basta ser bom. É necessário levar informação e conhecimento do que se faz na academia para fora do campus.

Apresentou o teaser desse programa designado UAU, como uma nova janela da UA para o mundo (com áudio)

A sessão de entrega de bolsas decorreu no auditório da Reitoria com referência na abertura às cidades universitárias. O reitor deixou claro que, hoje, pela presença física, Aveiro, Ílhavo, Gafanha da Nazaré, Águeda e Oliveira de Azeméis são “cidades universidade de Aveiro”.