Aveiro e Ílhavo alertam para o impacto de obras públicas em núcleos urbanos.

2020-10-06 08:10

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro e Ílhavo alertam para os impactos de obras públicas em núcleos urbanos.

Obras em Cacia e mais dificuldade na circulação na Avenida Europa, antiga EN109.

A obra de qualificação urbana do troço entre a Rotunda da Vulcano / Lusavouga e a nova variante de Cacia, junto à The Navigator Company, arranca esta semana.

Investimento de 1,3 milhões para adaptar a antiga estrada nacional a uma vivência mais citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público.

O projeto prevê a criação de passeios e passadeiras elevadas e a promoção do desvio da circulação de pesados para vias alternativas atualmente existentes.

Será também reformulada toda a rede de iluminação pública, construída uma rede para drenagem de águas pluviais e executada a rede de gás natural.

A autarquia já admitiu proibir, no futuro, a circulação de pesados na via urbana.

A obra terá o seu início no troço entre o cruzamento da Rua Luís de Camões/Rua de Dr. Manuel Dias Ferreira e a nova variante de Cacia e para a sua execução, será necessário proceder a vários condicionamentos e cortes ao trânsito.

A autarquia apela à compreensão dos munícipes e anuncia alterações à circulação.

O trânsito será condicionado no sentido Sul – Norte e cortado no sentido Norte – Sul, com desvios programados pela Rua de José Estevão, Rua dos Bombeiros da Celulose, Avenida Fernando Augusto Oliveira e Rua Vale Caseiro. Este esquema de desvios irá manter-se na duração total da empreitada

Avisos de obra também no concelho de Ílhavo, na freguesia da Gafanha da Encarnação, com a obra de saneamento na Rua de Ílhavo, uma das vias estruturantes na freguesia.

É a via que faz a ligação à zona industrial e à Gafanha de Aquém.

A primeira fase, como início a 6 de outubro e previsão de finalização no dia 14, ocorrerá no troço entre a Rotunda do Barco (Zona Industrial da Mota) e o cruzamento com a Rua Padre Lé e a Rua das Covadas, seguindo-se, sequencialmente, as outras três fases.

Esta obra, orçada em 1.5 milhões está a cargo do Município de Ílhavo (550.936,09 euros) e da empresa Águas da Região de Aveiro (975.545,70 euros), tem duração total de 14 meses.