Aveiro destaca o reconhecimento de plataformas ligadas aos desafios da cidade digital.

2022-02-15 15:24

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro destaca o reconhecimento de plataformas ligadas aos desafios da cidade digital.

A plataforma “Zoomguide”, vencedora do Aveiro Urban Challenges 2021, e a Cycle AI, uma das três vencedoras do Aveiro 5G Challenges 2021, acabam de ser distinguidas no WorldSummit Award (WSA) 2021, na categoria “Cultura e Turismo” e “Jovens Inovadores”, respetivamente.

Ambas as startups, que participaram nos concursos lançados pela iniciativa Aveiro STEAM City em 2021, sob a chancela da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), recebem agora o reconhecimento da WSA Global Winner, que distinguem as soluções digitais mundiais que estão a contribuir para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A CMA tem em curso mais uma iniciativa para atrair projetos mais inovadores e disruptivos, que permitam ter uma visão do que serão as cidades do futuro.

Trata-se da 1ª edição do “Aveiro Tech City Challenges”, que procura projetos inovadores na área das Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Mobilidade, Ambiente, Sustentabilidade, Energia, Resíduos, Turismo, Indústria 4.0, Saúde e Defesa.

A open call para startups, scales ups e centros de I&D decorre até 14 abril, em https://lnkd.in/d5pJyDZn, estando prevista a atribuição de prémios no valor global de 120 mil euros.

Desenvolvida para tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, a zoomguide é uma aplicação web, disponível em www.zoomguide.app, que permite tirar fotografias a pontos de interesse com o telemóvel, no qual recebem conteúdos multimédia variados que complementam a visita a espaços turísticos e culturais.

Já a Cycle Al (na foto) é um projeto tecnológico que utiliza a inteligência artificial para estimar a pontuação de segurança viária percebida para ciclistas.

Trata-se de uma aplicação que pretende contribuir para diminuir a taxa de atropelamento de ciclistas, recorrendo a algoritmos que ajudam a mapear pontos de riscos, colocando assim nas mãos dos utilizadores da bicicleta a melhoria da sua própria segurança.

Destaque, ainda, para mais uma empresa de Aveiro distinguida no WorldSummit Award 2021, a Ubiwhere com a Plataforma Urbana, na categoria de Governação e Envolvimento Comunitário.