Aveiro debate direito à habitação na perspetiva dos sem-abrigo.

2018-10-23 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe a iniciativa “O direito à Habitação na perspetiva dos cidadãos sem abrigo com a apresentação do livro “Maçã com Bicho” e um debate no âmbito da celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

No âmbito da celebração do Dia Internacional para Erradicação da Pobreza (17 de outubro) há um programa que se prolonga até final do mês e o Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza, a Rede Social de Aveiro e o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Aveiro encontram-se a promover a iniciativa “O direito à Habitação”.

Esta quarta, às 14h, há debate no Salão D. João Evangelista de Lima Vidal da IPSS Florinhas do Vouga, em Aveiro.

“Com esta iniciativa pretende-se realizar uma abordagem integrada da problemática do acesso à habitação por parte dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade social, equacionando a procura de soluções a partir dos recursos existentes na comunidade e fora dela”.

O programa da iniciativa constará da apresentação do livro “Maçã com Bicho”, pela autora, Josefa de Maltesinho, escrito a partir da história de vida de um cidadão sem-abrigo, à qual se seguirá um debate que contará com a presença de Madalena Cruchinho (Assessora do Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social), Rosário Carvalho (Vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Aveiro) e Daniela Ribeiro (Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade – Habita).

A moderação do debate será realizada por Emídio Abrantes, Coordenador do CRIAVEIRO/ NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo.