Aveiro de luto pelo falecimento de Flávio Sardo.

2018-06-20 16:42

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro decreta um dia de luto municipal pelo falecimento de Flávio Sardo aos 86 anos.

Flávio Sardo notabilizou-se como defensor da liberdade tendo feito parte da organização em Aveiro dos Congressos Republicanos e de Oposição Democrática, nomeadamente da Comissão Executiva do 3° Congresso da Oposição Democrática.

Esteve também ao serviço da causa pública na vida autárquica nomeadamente como Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, entre 1974 e 1976.

Chegou a ser agraciado com a Medalha de Mérito Municipal em prata.

Nascido na Gafanha da Nazaré fica para a história como um dos grandes advogados do país e figura da luta contra o fascismo.

Além do Voto de Pesar da autarquia, o Município decretou o dia 21 de junho de 2018 como dia de Luto Municipal. “Ao Sr. Dr. Flávio Sardo fica a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento”, refere nota da autarquia.

Filipe Neto Brandão já reagiu com nota na página de facebook. O deputado do PS por Aveiro, antigo Governador Civil, fala do “Decano dos advogados de Aveiro” como “exemplo de rectidão cívica” pela participação em “todas as expressões relevantes do movimento oposicionista” e pela “organização do II Congresso Republicano (1969) e III Congresso da Oposição Democrática de Aveiro, em 73, cujas conclusões viriam a enformar o programa do MFA, um ano depois”.

“Homem de uma probidade imaculada, parte hoje um homem que verdadeiramente admirava e estimava desde a minha mais tenra infância. Aveiro, a Democracia, a Advocacia e o País ficam hoje inapelavelmente mais pobres”.

O PS de Aveiro afirma "profundo pesar" pelo falecimento do advogado que esteve ligado à oposição ao antigo regime e que apoiou a candidatura de Humberto Delgado.

"À família, a todos os que ao seu lado lutaram pelas causas da justiça e da liberdade, às instituições que serviu de forma ímpar o PS Aveiro apresenta as mais profundas condolências".

O funeral estrá marcado para esta quinta ás 14h30 na capela de Santo António em Aveiro.