Aveiro: Criado centro académico clínico Egas Moniz Health Alliance.

2021-03-11 07:38

Categoria: 

Concelho: 

Confirmada a criação do Centro Académico Clínico de Aveiro.

Falta a publicação em Diário da República para concluir o processo de criação de ensino especializado em saúde com forte componente prática.

Mais investigação científica, mais cuidados a doentes, maior aproveitamento de sinergias e maior partilha de recursos humanos.

Estes são os principais objetivos do Egas Moniz Health Alliance (EMHA), o recém-criado Centro Académico Clínico concebido pela Universidade de Aveiro (UA) em parceria com várias instituições ligadas à área da saúde.

Após um longo e complicado percurso, em que foram ultrapassados muitos problemas e dificuldades, Marta Temido, ministra da Saúde, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, assinaram a portaria de criação do Centro Académico Clínico Egas Moniz, Egas Moniz Health Alliance.

Após a reafirmação formal da concordância de todos os membros do consórcio, aguarda-se a publicação em Diário da República.

O consórcio do EMHA é constituído pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, os agrupamentos de centros de saúde (ACES) Baixo Vouga e do Baixo Mondego, da Administração Regional de Saúde do Centro, os ACES de Entre Douro e Vouga I — Feira/Arouca, de Entre Douro e Vouga II — Aveiro Norte, do Grande Porto VII — Gaia e do Grande Porto VIII — Espinho/Gaia, da Administração Regional de Saúde do Norte, I. P., e a UA, e terá a sua sede no Campus de Santiago.

A criação do Centro Académico Clínico de Aveiro decorre da estratégia assumida pela UA para a área da saúde, em articulação com os membros do consórcio, visando a modernização dos serviços e programas de ensino e investigação e assente na coordenação entre as várias áreas de intervenção.

O EMHA tem como principal objetivo a criação e aplicação do conhecimento e da evidência científica na melhoria dos cuidados de saúde, incluindo o desenvolvimento e qualificação da dimensão académica na área da saúde, pela prestação de melhores cuidados de saúde diferenciados e primários, pelo aproveitamento efetivo de sinergias nas várias áreas de atuação e a potenciação da partilha de recursos humanos altamente qualificados.

Para atingir os objetivos, os membros do consórcio promoverão a modernização e qualificação da educação em saúde, desenvolverão ações que promovam cuidados de saúde de qualidade com base nas contribuições das ciências da saúde básicas e clínicas e dos serviços de ação médica das unidades prestadoras de cuidados de saúde, e desenvolverão projetos colaborativos de investigação através da participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e em redes de saúde locais focadas na promoção da qualidade de vida.

O Vice-reitor da UA para a área da investigação Artur Silva realça que “a assinatura desta portaria é a concretização de um sonho antigo dos membros deste consórcio, mas em especial da academia aveirense”.

A ideia original, recorda o responsável, “assente em pressupostos muito diferentes, remonta a 2016 e à Reitoria anterior”.

Mas “as novas linhas estratégicas, bem como o trabalho, resistência e resiliência de quem fez deste desiderato uma das suas principais missões, tornaram possível estarmos hoje a festejar este enorme sucesso”.

O Vice-reitor Artur Silva faz notar que a esta etapa, “ultrapassada com sucesso, segue-se outra também muito exigente, que culminará com a construção do edifício dedicado ao EMHA”.

Artur Silva aponta que a ideia do EMHA entusiasmou o anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e suscitou o forte suporte e empenho dos atuais ministros Marta Temido e Manuel Heitor.

Faz notar que a UA não fez nem podia fazer este percurso sozinha, e faz questão de “agradecer a todos os companheiros de viagem na pessoa do presidente do Conselho de Administração do Contro Hospitalar do Baixo Vouga,  Margarida França”. Artur Silva agradece também o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e do seu presidente Ribau Esteves.