Aveiro: Conselho consultivo da juventude está em consulta pública.

2022-05-06 17:37

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro aprovou a constituição do Conselho Consultivo da Juventude e iniciar o respetivo processo de Consulta Pública, a decorrer de 11 de maio a 13 de junho de 2022, sensibilizando e apelando à participação e envolvimento da população e entidades.

Ação que visa mobilizar jovens para a “construção de uma sociedade mais inclusiva, participada e democrática”.

A estrutura liderada por Ribau Esteves e que tem João Machado na pasta da juventude salienta tratar-se de um “instrumento para reforçar a colaboração e participação jovem nas políticas municipais, promovendo uma maior ligação com as instituições e comunidades locais, bem como o combate à abstenção da cidadania ativa”.

Na reunião desta semana, a autarquia anunciou ainda, a aprovação do Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social 2022 – 2024.

São instrumentos de diagnóstico e planeamento para a intervenção social municipal e que constituem uma plataforma de articulação dos diferentes parceiros, públicos e privados, na persecução do combate à pobreza e exclusão social.

No quadro da transferência de competências em matéria de ação social, a assumir na sua plenitude a partir de 01 de julho de 2022, a autarquia diz que é “essencial aprofundar” o debate em sede de CLASA, por forma a apoiar a capacitação da Câmara Municipal de Aveiro na assunção das novas competências.