Aveiro confirma participação no projeto "Escolíadas Júnior".

2019-02-19 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 800 crianças dos agrupamentos de escolas de Esgueira (Aveiro) e Rainha Santa Isabel (Coimbra) acolhem o Escolíadas Júnior durante o 2.º período letivo.

Num cenário coberto de planetas e estrelas, a relação dos humanos com o meio ambiente e com os outros são temas que são explorados neste projeto de inclusão das Artes na Educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, promovido pela Associação Escolíadas, que culmina na realização de espetáculos para toda a comunidade intitulado “Era uma vez o Espaço”.

A Associação Escolíadas promove a 5.ª edição do projeto dedicado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico Escolíadas Júnior.

Depois de ter sido realizado no Agrupamento de Escolas da Mealhada no 1.º período, agora são os agrupamentos de escola de Esgueira (Aveiro) e Rainha Santa Isabel (Coimbra) a receber o projeto durante o 2.º período, abrangendo mais de 800 crianças.

Os trabalhos iniciaram no início do período, em janeiro, e decorrem durante cerca de três meses, estando os espetáculos agendados para 30 de março (Coimbra) e 6 de abril (Aveiro).

O Escolíadas Júnior promove atividades de expressão dramática com as crianças, ao longo de um trimestre e culmina na apresentação de espetáculos destinados a toda a comunidade.

As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com o acompanhamento do professor titular no desenrolar do projeto.

Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final: o tema escolhido é preparado e os trabalhos são realizados nas escolas, através de sessões de trabalho com os professores e os alunos, de ensaios e da construção de adereços e cenários.

A Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – teatro, estudos artísticos, dança e música - garantem o apoio e preparação das crianças.

O resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste trimestre vai ser exibido a toda a comunidade, em espetáculos a realizar em Aveiro e em Coimbra.

O tema escolhido, “Era uma vez o Espaço”, é uma reflexão sobre o planeta e sobre as relações humanas, tem um enfoque no imaginário infantil e desenvolve as ideias da importância de cuidar de si, do próximo e do mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que aborda algumas matérias lecionadas na escola.

O projeto Escolíadas Júnior conta com o patrocínio da Fundação PT e é apoiado por fundos europeus no âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH).

Segundo a coordenadora do projeto, Inês Duarte, da Associação Escolíadas, este pretende contribuir para diminuir o insucesso escolar, e melhorar as competências pessoais e sociais das crianças, ao mesmo tempo que ajuda a criar público para as Artes, ao proporcionar o contacto destas com salas de espetáculos e ao explorar várias expressões artísticas.

O projeto Escolíadas Júnior teve a sua primeira edição em 2014, no Agrupamento de Escolas da Mealhada, e tem vindo a crescer de forma sustentada, estendendo-se aos concelhos de Coimbra e de Aveiro. No ano letivo anterior, cerca de 2.000 crianças envolvidas tiveram a oportunidade de “descobrir” o seu talento.