Aveiro: Clube Unesco prepara viagem ao mundo da moagem em Vale de Ílhavo.

2018-09-25 09:54

Categoria: 

Concelho: 

O Clube UNESCO de Aveiro irá realizar uma visita ao património da moagem, em Ílhavo, numa iniciativa no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

As Jornadas deste ano, em colaboração com a Direção Geral do Património Cultural, são dedicadas ao tema geral "Partilhar Memórias".

A visita à “casa” "Moagem Grave - Urbino Vieira Grave" permite um passeio comentado ao mundo dos cereais no próximo sábado.

"Água, levadas, cereal e pão: que memórias se guardam em Vale de Ílhavo?" é o mote desta visita a uma moagem tradicional que já passou por várias gerações.

Este percurso pelo espírito do lugar e por alguns dos seus edifícios, contará com o auxílio de alguns habitantes, que serão contadores da História e das suas estórias pessoais relacionadas com este lugar e estes espaços.

“Através das suas partilhas pretendemos dar a conhecer o lugar de Vale de Ílhavo, a sua história e memórias ligadas às linhas de água, às levadas, às azenhas e às padeiras, produtoras dos famosos folares e padas de Vale de Ílhavo”, refere o clube Unesco.

Passagem por uma antiga azenha, já desativada, mas com todo o equipamento e instrumentação usada no trabalho da moagem; uma moagem atual que derivou da modernização de uma antiga azenha e uma padaria tradicional.

No final é possível degustar alguns produtos regionais, centrados no pão tradicional e nos folares (bolos doces) produzidos nas padarias tradicionais do lugar.