Aveiro: CIRA lamenta desparecimento de arrais José Rebesso.

2023-05-24 15:11

Categoria: 

Concelho: 

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro lamenta o desaparecimento do mais antigo arrais em atividade na ria de Aveiro.

José Rebesso era presença “inconfundível” na anual Grande Regata da Região de Aveiro.

Faleceu aos 83 anos depois de doença oncológica.

O lema de vida “Enquanto eu puder, não quero outra coisa” fica na lembrança de todos quantos partilharam esses dias festivos.

“Cedo ao leme destas embarcações, mais recentemente era vê-lo nos dias de concurso de regatas, em despique de brios e bairrismos, mantendo sempre o traço inconfundível da sua simplicidade, simpatia e alegria”, refere a CIRA.

Natural da Murtosa, ‘Ti Zé Rebesso’, como era universalmente conhecido, foi emigrante no Canadá.

Ao voltar, retomou a atividade de arrais e tornou-se um dos resistentes que ajudaram a salvar a embarcação tradicional da laguna quando correu sérios risco de extinção, tão escassos eram os exemplares a navegar.

Presença assídua nas regatas e concursos, José Rendeiro foi igualmente guia de muitos visitantes. Deixa memória aos seus contemporâneos e aos vindouros.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro endereça à Família enlutada “sinceros votos de pesar” pela perda deste “camarada” generoso e que “tanto estímulo deu aos que ainda hoje teimam em remar a favor da maré do Moliceiro, agarrados ao seu exemplo e paixão”.

 

foto: Etelvina Almeida