Aveiro: Ciclo de conferências “Rotas a Oriente” tem a segunda sessão marcada para esta segunda-feira.

2021-03-20 13:44

Categoria: 

Concelho: 

A segunda conferência do ciclo “Rotas a Oriente” está marcada para esta segunda-feira.

Iniciativa conjunta da Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian, Universidade de Aveiro e Instituto Confúcio com ações até final de Abril.

São oito sessões variadas sobre a expansão da língua portuguesa na Ásia, o ensino das línguas portuguesa e chinesa, as literaturas portuguesa e chinesa e sua tradução, a história das relações sino-portuguesas, bem como sobre a cooperação Portugal-China, no âmbito da Iniciativa “Uma faixa, uma rota”.

A sessão de Março está marcada para esta segunda e as sessões de abril serão nos dias 7, 14, 21, 23, 29 e 30.

A primeira sessão, via zoom, foi a 7 de dezembro e contou com a participação dos investigadores António dos Santos Queirós (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa /Secretário-Geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China), que falou sobre "O caminho da China para uma Nova Era e o papel da Nova Rota da Seda", e António de Abreu Freire (CLEPUL, Universidade de Lisboa), que apresentou uma comunicação sobre "Os portugueses no Oriente".

“Rotas a Oriente. Revista de estudos sino-portugueses” é coeditada pela Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian e pela UA, através do seu Instituto Confúcio, com o objetivo de promover a publicação de investigação científica no âmbito dos estudos sino-portugueses.

A edição do primeiro número está prevista para novembro de 2021.

A 2.º sessão, às 9h15, conta com intervenções de Paulo Osório (Universidade da Beira Interior) sobre a “A expansão da língua portuguesa na Ásia: algumas considerações sociolinguísticas e de caráter diacrónico”; Luís Filipe Barbeiro (Instituto Politécnico de Leiria) sobre “Reescrita focada: superação de incorreções por aprendentes chineses de PLE a partir de correção indireta”.