Aveiro: Celebração de rua assinala fim de obras na Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

2023-05-12 18:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A festa que assinala o final das obras na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, em Aveiro,  vai contar com celebração de rua.

“Open City 2023” celebra a reabertura, em pleno, da Avenida numa festa entre as 10h00 e as 23h00.

A Cidade é o palco para a criatividade local e por ali vão passar as mais diversas expressões artísticas, “demostrando a energia, talento e capacidade do Município de fazer cultura, com mais de 30 ações programadas”.

O trânsito estará cortado entre a Praça General Humberto Delgado / Rotunda das “Pontes” e a rotunda do cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Eng.º Oudinot. Nesta mesma rotunda apenas estará limitado o trânsito para entrada na Avenida, sendo por isso permitido o seu atravessamento.

De forma oposta, não serão permitidos atravessamentos na rotunda do cruzamento da Avenida Dr. Lourenço Peixinho com a Rua Dr. Alberto Souto e a Rua Eng. Silvério Pereira da Silva.

Destaque para as projeções e espetáculos de mapping previstos para o final do dia (a partir das 21h00), em várias fachadas de edifícios da Avenida Dr. Lourenço Peixinho e do Teatro Aveirense.

A iniciativa inclui diversos artistas, instituições e agentes culturais, numa reunião de música, dança, teatro, multimédia e outras áreas artísticas, reveladas tanto em lugares convencionais como em locais improváveis, espalhando-se por toda a cidade, numa lista que ultrapassa as 15 localizações, entre praças, museus, associações, igrejas e outros edifícios emblemáticos da cidade, como o Teatro Aveirense, o Edifício Estação e a própria Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

O momento de inauguração está marcado para as 16h junto à estátua do Soldado Desconhecido.

Obra de 4 milhões de euros que mudou a configuração da Avenida desde as "Pontes" até à Estação da CP.

Tem agora passeios amplos, menos semáforos e mais pequenas rotundas que possibilitam o atravessamento da Avenida sem ter de a percorrer longitudinalmente.

A autarquia diz que tentou valorizar o espaço público, no sentido de promover as relações humanas, “dando mais qualidade ao espaço pedonal e ciclável, aumentando e qualificando o seu parque arbóreo, passando de 69 para 147 árvores, valorizando o seu património e garantindo a construção e o bom funcionamento das novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos, assim com dos vários modelos de mobilidade e transportes”.

Trata-se de uma obra integrada no Plano de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro.