Aveiro: Campus Juvenil Internacional termina com apresentação de projetos.

2022-04-12 14:13

Categoria: 

Concelho: 

Caminha para o fim mais um Campus Juvenil Internacional dedicado à ciência.

Projeto sobre alterações climáticas que reúne 69 alunos do ensino secundário e 23 professores oriundos de várias regiões de Espanha, Portugal, Polónia e Brasil.

Pelo quarto ano, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe e co-organiza, juntamente com o projeto Climántica, este evento que procura encontrar respostas criativas e educativas para o problema das alterações climáticas.

Após dois anos de interregno devido à pandemia, esta edição do Campus Juvenil Internacional Climántica é “especial”, “pela alegria do reencontro”, mas também por ser a “vigésima edição do campus com alunos em formato presencial”.

Aos encontros e seminários online e projetos digitais desenvolvidos nos meses anteriores, seguem-se agora workshops presenciais, visitas guiadas, ensaios e formação inovadora focada na capacitação de estudantes para atuarem contra as alterações climáticas.

Ao longos destes dias, os jovens têm participado em workshops de elaboração de histórias, canto, dança e improvisação teatral e musical, artes plásticas, holografia, robótica, fotografia, vídeo e redes sociais, num programa de formação STEAM que combina arte, ciência e técnica para sensibilizar a opinião pública sobre a emergência climática.

No âmbito deste Campus Juvenil Internacional, os alunos são desafiados a produzir um espetáculo musical que junte teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda seis curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas.

A produção do espetáculo e das curtas-metragens enquadram-se ainda no âmbito do projeto europeu EDUCINEMA Clima Tour Action, no qual a Fábrica Centro Ciência Viva é parceira

O evento de encerramento, com a apresentação final do espetáculo musical “A Volta ao Clima em 10 Atos” e das curtas-metragens, produzidos pelos alunos, acontece no último dia do campus, esta quarta, dia 13 de abril, das 12h00 às 14h00, no auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro.

A sessão é aberta ao público em geral e o evento vai ser transmitido por streaming

A abertura deste evento final vai contar com a presença de Rogério Carlos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, de Francisco Soñora-Luna, da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador dos projetos Climántica e EDUCinema, e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica.