Aveiro: Bombeiros Novos mantêm vivo sonho de novo quartel.

2017-12-02 11:10

Categoria: 

Concelho: 

Os Bombeiros Novos de Aveiro não desistem do sonho de ter novas instalações e o aniversário foi momento para mais um apelo à mobilização de forças. Instalado no centro urbano de Aveiro, em área de difícil acesso e com área reduzida, os Bombeiros reclamam novo quartel em área mais desafogada e com condições de operacionalidade que hoje não têm.

O presidente da Associação Humanitária, Albuquerque Pinto, e o comandante Carlos Fradique não esconderam que esta é uma urgência cada vez mais sentida pela corporação.

A estabilização financeira e o funcionamento da delegação de São Jacinto são as restantes preocupações de uma corporação que chegou a ter destinado um terreno, em Esgueira, junto à EN109, mas que nunca chegou a avançar.

Albuquerque Pinto não esconde que a zona das Agras ou das Barrocas, junto ao novo nó rodoviário com acesso à A25, seria uma possibilidade interessante e chegou mesmo a adiantar entusiasmo com antigos armazéns de sal, na área contígua à A25, onde os bombeiros fazem exercícios e simulacros em área de prédios devolutos.

Na sessão desta sexta, o responsável pediu à Câmara de Aveiro e aos poderes nacionais que equacionem soluções de financiamento. O autarca de Aveiro que no primeiro mandato não viu condições para tal projeto diz que está atento e disponível para discutir soluções caso surja a oportunidade.

A cerimónia solene de aniversário fica marcada pela entrega do crachá de ouro da Liga de Bombeiros a Albuquerque Pinto e pela posição de contestação dos Bombeiros à nomeação de militares de carreira para liderar a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses assume “discordância frontal” pela forma e modo como foi feita a escolha e nomeação do novo comandante nacional operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil recordando que o cargo foi “ocupado por prestigiados elementos das fileiras dos Bombeiros Portugueses”, o que agora não acontece pela primeira vez.

A LBP vai reunir o seu Conselho Nacional, no próximo dia 9 de Dezembro, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém, onde irá debater este tema.