Aveiro: BE toma posição sobre "guerra dos lixos".

2018-07-16 07:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda toma posição pública sobre o aumento de 60% da tarifa da ERSUC aos municípios. O deputado Moisés Ferreira vai estar, esta tarde, às 14h, na Praça da República, em frente à CMA, para uma conferência de imprensa.

PS e BE já declararam apoio à autarquia na guerra dos lixos e os partidos de esquerda como o BE não escondem que o futuro deveria passar pela municipalização da gestão deste setor.

O “ambiente” ficou mais pesado com o duplo braço de ferro com SUMA e ERSUC, empresas com acionista maioritário comum (grupo Mota Engil). No tratamento de lixo já depois da saída da Câmara de Aveiro da estrutura acionista, o aumento de tarifas veio provocar uma guerra com a autarquia a exigir cuidados com a estação de tratamento mecânico biológico de Eirol e a afirmar que vai travar a ampliação da área de aterro.

Na questão da SUMA, o concurso para a recolha de lixo, ganho pela Veolia, está a ser alvo de processo judicial. A desconfiança instalou-se e este fim de semana fica marcado pela surpresa dos aveirenses que foram confrontados com a presença de uma viatura de recolha de lixo, em horário nobre (final de tarde), em zonas turísticas de elevada concentração de pessoas no âmbito do Festival dos Canais. Essa presença no Rossio surpreendeu os cidadãos.

Um quadro que motivou diversas queixas e reparos.

foto: arquivo