Aveiro: Autarquia prepara lançamento de concurso para a segunda vida da Buga.

2019-06-27 14:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro avança para o concurso público internacional para a criação do novo sistema público de bicicletas partilhadas na Cidade de Aveiro.

Este projeto, sob a designação de “BUGA 2”, tem um valor base de 600 mil euros (+IVA).

O Executivo Municipal vai discutir e aprovar, na Reunião de Câmara marcada para a tarde de amanhã, sexta-feira, dia 28 de junho, a abertura do concurso.

A empresa que ganhar a adjudicação do sistema vai garantir o fornecimento de 204 bicicletas, a instalação de 20 estações com 308 docas ou lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga.

A autarquia revela que a operação será integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro em que a “BUGA 2” assume um papel “muito importante”, como parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Aveiro.

Junta as novas bicicletas às que já de encontram em uso e que permanecem como “memorial ativo e de uso gratuito”.

Fará parte do sistema que integra os transportes públicos rodoviários e marítimos (concessão da CMA à ETAC/Aveirobus), o Terminal Rodoviário de Aveiro, a rede de ciclovias e circuitos pedonais, além da oferta Ferroviária, de Táxis e de circuitos turísticos terrestres e marítimos.

Nas operações de qualificação urbana do PEDUCA, a autarquia destaca a renovação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, da Rua da Pega, da Avenida da Universidade, do Rossio, do centro de Esgueira, da Ligação em ciclovia dedicada UA / Estação da CP, do novo Parque de Estacionamento a nascente da Estação da CP e dos próprios Canais Urbanos da Ria de Aveiro, entre outros, como peças de uma nova vivência urbana.

A autarquia assume esta aposta como relevante na promoção de “hábitos de vida mais saudáveis, numa lógica também de promoção da prática desportiva”.

E de acordo com outras ferramentas como o “Aveiro STEAM City” e o “Card4all”, a Câmara Municipal de Aveiro acredita no desenvolvimento de soluções “Mobility as a Service (MaaS)”, através da qual pretende transformar o sistema de mobilidade integrando diferentes serviços de transporte num único serviço de mobilidade acessível através de uma plataforma integradora.