Aveiro: Autarquia faz balanço à gestão do património arbóreo.

2021-03-23 09:26

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro fez balanço à gestão do património arbóreo e considera que há razões para sentir conforto pelos dados avançados.

Apesar da contestação que pontualmente surge em projetos de reabilitação que implicam o abate de árvores, Ribau Esteves quis analisar os dados globais e escolheu como ponto de referência um dos projetos contestados.

Foi à EB 2,3 de São Bernardo plantar árvores e dizer que naquela área, onde há uma via em reabilitação e que implicou abate de árvores, há agora mais exemplares.

No total, em São Bernardo a autarquia diz ter 120 novas árvores que se juntam às 31 que ficaram junto à escola.

Destaca ainda os 83 exemplares colocados na renovação da rua da Pega junto ao Campus universitário, 19 junto ao Canal Central da Ria de Aveiro, mais 75 na avenida num total de 144 árvores na principal via de Aveiro e 80 árvores no Parque de Estacionamento de apoio à intermobilidade junto à estação onde não havia qualquer espécie.

O balanço contabiliza ainda a deslocalização das antigas da avenida para outros locais da cidade e as 2400 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e as 160 no Parque dos Amores.

Quanto à reflorestação de zonas ardidas destaca ainda a plantação no Carregal no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.