Aveiro assinala o Dia Mundial Arte Nova.

2019-06-08 08:48

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala o Dia Mundial Arte Nova com a realização de várias atividades, este fim de semana, no Museu Arte Nova.

Às 22h00, também nos três dias, vai realizar-se um evento Marcante de Videomapping “Cidade Arte Nova” na fachada do Museu.

Com a duração de perto de 20 minutos a projeção vai inspirar-se em várias facetas do movimento Arte Nova, além do grande relevo dado à inspiração no mundo natural, o evento vai resgatar também outras referências deste período, tais como, o ambiente sonoro e elementos relacionados com a fotografia e o cinema que eram invenções muito recentes.

Devido a esta ação, os quatro lugares de estacionamento em frente do Museu Arte Nova vão estar interditos durante os três dias das Comemorações do Dia Mundial Arte Nova.

O trânsito na Rua Barbosa de Magalhães será interrompido entre as 21h45 e as 22h45 e retomará também nos dias 8, 9 e 10 de junho.

Pelas 17h00 de 8 e 9 de junho vai ter lugar a performance “Serpentine”, pela Companhia de Artes Performativas da Jobra, “Muda’te”, seguida pelo espetáculo de Humor e Magia “El Gran mago Baldiri”.

A interpretação contemporânea baseada na dança Serpentine, desenvolvida pela bailarina Loïe Fuller, por volta de 1890, faz parte do imaginário da Arte Nova com as suas formas sinuosas, tendo servido de fonte de inspiração para vários artistas desta corrente artística.

Por sua vez, o El Gran Mago Baldiri retira a sua influência também do contexto de 1900, mas desta vez, dos truques de ilusionismo do grande Harry Houdini que capturou a imaginação da sociedade da época.