Aveiro: ASPEA e Misericórdia lançam programa de voluntariado para cuidar da Quinta Ecológica da Moita.

2020-06-21 14:32

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

ASPEA e Misericórdia de Aveiro dão início a um projeto que visa a recuperação da Quinta Ecológica da Moita depois do confinamento que deixou o espaço sem a devida manutenção.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental reconhece que as dificuldades financeiras também complicam a manutenção daquela área e decidiu apostar em voluntariado na fase de desconfinamento.

“Enquanto nos resguardávamos a natureza seguiu o seu percurso e veio ocupar os caminhos e trilhos da mata da Quinta Ecológica da Moita”, explica a ASPEA que prepara o relançamento de atividades.

A Associação Portuguesa e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, no âmbito da parceria estabelecida para a dinamização de atividades de Educação Ambiental na Quinta Ecológica da Moita, decidiram, assim, dar início à necessária manutenção da mata da QEM com recuperação de trilhos e áreas de atividades de natureza para poder, de novo, acolher todas as pessoas interessadas em conhecer e desenvolver atividades neste espaço de natureza.

Através do programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas», apoiado pelo IPDJ, a ASPEA tem abertas as inscrições para acolher voluntários que possam ajudar a recuperar os nichos ecológicos que fazem deste espaço.

Este programa de «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» tem como missão promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Este programa destina-se a jovens dos 18 aos 30 anos.