Aveiro aproveita Dia da Região na BTL para mostrar novo ferry.

2023-03-02 07:33

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro muda-se para sul.

No dia da Região de Aveiro na BTL, a autarquia vai aos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, para mostrar o novo ferry.

Mais uma viagem à obra de construção do Ferryboat Elétrico que está em fase final para poder começar a operar no verão.

Ribau Esteves e o Administrador do Grupo ETE, Luís Mira de Oliveira, guiam a visita à embarcação.

O Dia da Região de Aveiro na BTL tem programação especial ao longo do dia com ações como a promoção da Rota da Bairrada no Stand do Município de Aveiro - Município Convidado BTL 2023.

A Assinatura do Manifesto para a Sustentabilidade foi o grande destaque do primeiro dia da programação do espaço do Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O Centro de Portugal é o Destino Nacional Convidado desta edição da feira, que pode ser visitada até o próximo domingo.O Manifesto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e as oito Comunidades Intermunicipais (CIM) deste território, num esforço conjunto para que a região Centro seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística.

Esta é uma certificação atribuída a entidades que apostam decisivamente em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.Assinaram o Manifesto para a Sustentabilidade a TCP e os presidentes das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões. A assinatura foi antecedida da apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade

Pedro Machado, presidente da TCP, justificou a aposta nesta iniciativa.

“Quando definimos esta estratégia, em 2019, sabíamos que era um projeto ambicioso, uma vez que envolve 100 municípios, que representam 32 por cento do território nacional. Mas também sabíamos que a sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos. Este projeto vai ajudar o Centro de Portugal a crescer em valor e a fomentar a coesão territorial”, explicou.O dia foi também marcado, logo de manhã, pela visita do Presidente da República ao stand da TCP.

Acompanhado por Daniela Carneiro, Ministra do Turismo do Brasil, Pedro Machado e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Marcelo Rebelo de Sousa, percorreu os vários espaços da região representados no stand, trocou palavras de simpatia e tirou muitas fotografias.À tarde, o presidente do PSD, Luís Montenegro, fez igualmente questão de conhecer a presença do Centro de Portugal na BTL, tendo assistido a algumas apresentações.O programa do primeiro dia continuou com a degustação de produtos 4 Maravilhas da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão –, seguindo-se a apresentação da e-bike Xisto, uma bicicleta elétrica concebida pelas Aldeias do Xisto.