Aveiro: Alimentação baseada na dieta mediterrânica fomenta ambiente e economia.

2022-06-13 19:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os especialistas no setor da alimentação defendem políticas de proximidade como indução de comércio justo e ambientalmente mais sustentável.

As 'Fairfood Talks' na Universidade de Aveiro (UA) deixaram pistas sobre tendências de futuro em defesa da dieta mediterrânica.

Influenciadores da área da alimentação e nutrição, bem como reconhecidos Chefs, reconhecem características especiais na gastronomia influenciada pela proximidade ao mar.

Isabel Ferreira, da Docapesca, entidade que gere Lotas em Portugal, explicou que a preocupação existe ao nível da salubridade em terra e no mar. Há projetos em curso que tentam ajudar os pescadores a garantir a qualidade do pescado. (com áudio)

Isabel Ferreira defendeu a ideia do 'comércio justo'. A dieta mediterrânica acentua o papel dos produtos de proximidade. (com áudio)

Em Portugal, o FairFood é coordenado pela Professora Claudia Amaral Santos, docente e investigadora na Universidade de Aveiro, instituição membro do projeto.

Na abertura da sessão que decorreu em Aveiro, Cláudia Amaral salientou a importância de continuar a alargar o leque de entidades parceiras (com áudio).

Portugal faz parte de um consórcio que desenvolve um projeto em torno da dieta mediterrânica.

Espanha, Portugal, Itália e Bélgica são países representados num consórcio constituído por universidades, especialistas agroalimentares, consultores e educadores.

Plataforma coordenada pela Professora Ana María Castillo-Clavero, da Universidade de Málaga, e cofinanciado pela Comissão Europeia, para promover a educação nutricional inspirada na forma como os nossos antepassados se alimentavam.