Aveiro acolhe o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados.

2022-11-24 07:57

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe o II Encontro Nacional de Integração de Cuidados.

O evento em como objetivo refletir sobre o impacto das Doenças Crónicas nas pessoas, famílias, sociedade e sistema de saúde, através de um debate construtivo, incluindo profissionais de saúde, área social e comunitária, cuidadores e pessoas com doença crónica.

São dois dias de trabalho no Centro de Congressos de Aveiro.

Oportunidade para premiar projetos nacionais de Integração de Cuidados desenvolvidos e implementados na área da Integração de Cuidados, por organizações públicas, sociais ou privadas.

O Prémio tem o valor total de 2.000 euros que se destinam a formação e visita de estudo a organizações de referência, conta com o apoio da Lean Health Portugal.

A entrega do 1º Integrated Care Award (ICA) pela associação PAFIC com apoio da consultora Lean Health Portugal, decorre no II Encontro Nacional de Integração de Cuidados.

“Acreditamos que desta forma estamos a apoiar as equipas e os profissionais a serem expostos a exemplos de boas práticas, que podem ser úteis para gerar novos projetos no nosso país.” defende Rui Cortes, CEO Lean Health Portugal.

O aumento da esperança média de vida transformou os cuidados integrados e multidisciplinares num tema central da atualidade.

Este aumento tem como consequência o crescente número de pessoas com múltiplas comorbilidades, cuja incidência aumenta exponencialmente.

"Atualmente há a necessidade de aprender a viver com uma ou mais doenças crónicas, sendo que muitas dessas pessoas precisam de apoio das instituições de saúde, mas também das sociais. São situações complexas que levam a uma maior utilização de todos recursos, em todos os níveis de cuidados, colocando em causa a organização tradicional do SNS.” explica a Dra. Adelaide Belo, Presidente da PAFIC.