Aveiro acolhe exposição Creart.

2016-10-28 10:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Museu de Santa Joana, a Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro e o Museu Arte Nova acolhem a exposição “Notes of Tomorrow” no âmbito de Aveiro Capital Europeia do Creart 2016.

Aveiro torna-se durante quase dois meses a Capital Europeia da CREART, um projeto de cooperação cultural, promovido no âmbito do programa Cultura 2007-2013. Reúne 12 cidades e instituições europeias com o intuito de fomentar a criatividade através do trabalho em rede, da partilha de experiências e de boas práticas, contribuindo para a afirmação da Cultura e da indústria criativa de Aveiro Cidade-Região como setor de referência, competitivo e gerador de desenvolvimento.

Depois de Kaunas [Lituânia] e de Kristiansand [Noruega], chega a Aveiro a itinerância da exposição Notes on Tomorrow que será inaugurada, esta sexta, às 18 horas. Com curadoria de Luísa Santos, a exposição apresenta trabalhos de 21 artistas, provenientes das 12 cidades parceiras do projeto europeu CreArt – Network of European Cities for Artistic Creation (Arad, Aveiro, Génova, Harghita, Kaunas, Kristiansand, Lecce, Linz, Pardubice, Valladolid, Vilnius e Zagreb).

A exposição poderá ser visitada até ao dia 11 de dezembro de terça a sexta-feira das 9h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00. Na abertura da exposição estarão presentes doze dos artistas desta mostra coletiva da criatividade artística contemporânea europeia, três dos quais se propõem, ainda, desenvolver atividades de arte urbana.

Também em novembro acontecerá em Aveiro neste âmbito a conferência Europeia “Artistic Creation and mass media in Europe”, que decorre no dia 25, no edifício da Antiga Capitania. Centrada nas questões da comunicação da arte contemporânea a conferência aborda as diversas formas de comunicação das artes visuais, da tradicional imprensa escrita às atuais plataformas digitais.

Entre diferentes oradores nacionais de referência encontram-se dois convidados internacionais, Bojan Mucko, da Croácia [jornalista, antropólogo cultural e crítico de arte] e Marketá Stará Condeixa, da República Checa [curadora e crítica de arte].

A conferência contará, também com a presença do líder de projeto e um representante da cada país parceiro.