Autoridade Marítima alerta para riscos no mar fora da época balnear.

2020-05-27 20:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Marítima Nacional volta a alertar toda a população para os cuidados a ter nas idas à praia, sobretudo nesta altura de muito calor na qual as praias estão ainda sem vigilância e em que se tem registado um número elevado de salvamentos.

Desde o passado sábado, 23 de maio, foram registados 65 salvamentos em Portugal Continental, uma pessoa desaparecida e há a lamentar uma vítima mortal.

Na praia da Barra, o mês de Maio fica marcado pelo registo de uma vítima mortal, um jovem da Gafanha da Nazaré, e são já vários os salvamentos com surfistas a resgatarem jovens do mar apanhados em agueiros.

Esta quarta foram concretizados dois salvamentos com resgate de cinco jovens em dificudades.

“É importante relembrar que algumas praias apresentam na sua área submersa efeitos da agitação marítima do inverno observando-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros. Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entra na água”.

A época balnear só terá inicio a 6 de junho e a maioria das praias ainda não tem vigilância permanente, sendo por isso fundamental que todas as pessoas adotem um comportamento de segurança e evitem expor-se desnecessariamente ao risco.

A Covid 19 e o mar são preocupações que vieram para ficar nas idas à praia.