Autoridade Marítima alerta para a existência de agueiros.

2017-06-17 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A abertura da época balnear garante segurança nas praias do concelho de Ílhavo a partir deste sábado.

Barra e Costa Nova entram em modo “Verão” com nadadores salvadores e com a presença mais visível das forças de segurança.

As elevadas temperaturas fazem aumentar os riscos e a autoridade marítima alerta para a existência de condições à formação de agueiros.

A Autoridade Marítima relembra que ao longo de toda a costa verifica-se “a existência de muitos agueiros, ou correntes fortes de retorno, que são correntes geradas perpendicularmente ao longo de toda a costa portuguesa, por ação da ondulação e da topografia do fundo”.

Este fenómeno nos últimos dias tem sido “muito evidente”, muito devido também ao vento forte que tem afetado em especial toda a costa oeste.

Os agueiros podem ser identificados por uma “mancha” ou “língua” de água de cor acastanhada, em resultado da movimentação e da mistura da agua do mar com a areia do fundo, ao longo daquela faixa perpendicular à linha de costa, mas que é mais espraiada relativamente à ondulação que se encontra em ambos os lados dessa “língua” ou “mancha de água misturada com areia”.

“O banhista deve sobretudo não entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente, que não o puxará para baixo. Deve flutuar, acenar para pedir ajuda, e nadar lateralmente até deixar de se sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair calmamente da água num local afastado desta corrente”.