Autoridade Marítima alerta para agravamento do estado do mar.

2020-10-02 07:05

Categoria: 

Concelho: 

As previsões do estado do tempo apontam para um agravamento excecional das condições de agitação marítima nas regiões norte e centro (acima do cabo Mondego) de Portugal Continental, até às 06h00 de segunda-feira, dia 5 de outubro, provocada pela passagem da depressão ALEX no golfo da Biscaia.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste com altura significativa que poderá atingir os 6 metros e período médio a variar entre os 10 e os 12 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 60 km/h e rajadas acima de 85 km/h, também do quadrante Noroeste.A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha já recomendaram estado de vigilância a toda a comunidade marítima e à população em geral.

Alertam, ainda, para o facto do estado do mar apresentar as características de um mar de Inverno avisando para a necessidade de cuidados “redobrados”.

Reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas; evitar passeios junto ao mar e nos molhes, evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias e evitar a pesca lúdica são as recomendações emanadas.