Autocarro inteligente da Huawei estaciona em escola de Aveiro.

2022-10-27 07:46

Categoria: 

Concelho: 

Sob o lema “Partilhar sem arriscar”, a Huawei Portugal apresenta a sua edição de 2022 do SmartBus.

O projecto educativo, desenvolvido para crianças e jovens entre os 10 e os 14 anos, vai percorrer o País de Norte a Sul.

Serão realizadas paragens em cerca de 20 escolas, e a próxima é já esta quinta-feira, dia 27 de outubro, na Escola Básica 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro.

A viagem desta sala de aula móvel teve início em Almada com uma paragem que assinalou o Dia Internacional das Raparigas, a 11 de Outubro, durante o evento “Shaping The Digital Future”, no âmbito da 6ª edição do programa Engenheiras por um Dia.

Depois seguiu para Lisboa, tendo parado no Externato Marista.

Já na zona Norte do país, o SmartBus esteve estacionado em Braga e no Porto, seguindo agora para a Escola Básica 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro.

Depois desta viagem, antes de partir para a região Centro, passará ainda pela cidade de Viseu.

Com uma rota que visita vários estabelecimentos escolares de todo o País, o SmartBus tem as portas abertas para receber crianças, pais e professores, com o intuito de contribuir para o aumento da consciencialização sobre o bom uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através das sessões didáticas ministradas no autocarro.

Recorrendo à partilha de dicas e conselhos para tirar o máximo partido dos vários dispositivos e plataformas, a Huawei acredita que se evitam riscos e perigos para os mais novos.

As sessões, de caráter formativo e lúdico, são orientadas por professores especializados e têm uma duração de 50 minutos.

Durante este tempo, os jovens participam em actividades e jogos interactivos integrados nos dispositivos tecnológicos.

Diogo Madeira da Silva, Director de Public Affairs & Communication da Huawei Portugal explica que “os jovens são hoje nativos digitais, mas devemos procurar que adotem comportamentos seguros on-line e contribuir para que façam uma utilização segura e consciente da tecnologia”.

Daí que, completa, “a educação seja uma das áreas em que realizamos maior investimento, considerando não só as iniciativas de consciencialização dos alunos, mas também de toda a comunidade que envolve o ensino como os professores ou encarregados de educação”.

Após a paragem na cidade de Aveiro, continuará para Viseu, Covilhã, Arganil, Leiria, e termina no Sul do País, passando por Lagos, Portimão, Albufeira, Faro e Tavira.