Autarquias da Região com "prenda" do Centro 2020.

2021-12-23 07:24

Categoria: 

Concelho: 

O Centro 2020 aprova 60 milhões de euros para qualificar a região em áreas prioritárias nomeadamente em serviços de eficiência energética e as autarquias da região garantem apoios suplementares.

Trata-se de verbas do Programa Operacional Regional Centro 2020 que beneficia projetos de regeneração urbana, educação, capacitação, saúde, eficiência energética, património e apoio em áreas empresariais. As candidaturas aprovadas referem-se a 66 projetos, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 53 milhões de euros.

Foi também reforçado o financiamento em 37 candidaturas já anteriormente aprovadas, num montante de 7,1 milhões de euros.

Ílhavo garantiu um adicional de reforço de 180 mil euros na obra de requalificação do Jardim Henriqueta Maia.

O destaque vai para Estarreja que garantiu 4 milhões de euros para a obra de reabilitação da Escola Básica Integrada Professor Doutor Egas Moniz.

Aveiro recebe 427 mil euros de reforço para a reabilitação de 8 Edifícios de Habitação Social na Urbanização de Santiago, 88 mil euros para a requalificação da Igreja das Carmelitas e 626 mil euros para a reabilitação e ampliação da EB+JI do Bonsucesso.

Vagos é outro dos destaques com 1,7 milhões para a reabilitação do palacete Vissconde Valdemouro.

Albergaria garabnte 571 mil euros para a requalificação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro assegura 354 mil euros para a construção da Unidade de Saúde da Palhaça.

O município com o maior número de projetos financiados é Ovar com 297 mil euros para a beneficiação da Escola Básica de Gavinho, 99 mil para a Escola Básica de Habitovar, 569 mil euros para a requalificação da Escola Básica de S. João de Ovar, 416 mil para a ampliação da EB 1 do Furadouro e 413 mil euros para a requalificação dos Arruamentos Envolventes ao Conjunto Habitacional do Alto do Saboga.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “no contexto de pandemia em que ainda vivemos, estas verbas, colocadas à disposição dos municípios e Comunidades Intermunicipais, são extremamente importantes para estimular o investimento público e contribuir para a retoma económica e social".

"Aprovámos mais recursos em áreas prioritárias, como a regeneração urbana com mais 20,6 milhões de euros, formação e capacitação com mais 4,6 milhões de euros, educação com mais 20 milhões de euros, saúde com mais 0,8 milhões de euros, eficiência energética com mais 2 milhões de euros e património cultural e natural com mais 5 milhões de euros”.