Autarquia dá "luz verde" à criação de portal "Homens e navios da pesca do bacalhau".

2015-12-07 10:37

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O portal “Homens e navios da pesca do bacalhau” será uma realidade em 2016 e surge na sequência do sucesso da Caixa da Memória que criou numa primeira fase uma base de dados de navios e homens que andaram na pesca do bacalhau. A segunda fase do projeto “Homens e Navios do Bacalhau” surge com apoio da Fundação Eng.º António Pascoal.

Trata-se de um projeto de construção de memória em rede feito com a contribuição da comunidade com informações, relatos, fotografias ou vídeos. A pesquisa cruzada entre a base de dados dos navios e dos homens do bacalhau já é possível nesta fase.

Em relação à base de dados dos navios do bacalhau, para além da consulta aos dados referentes a todos os navios bacalhoeiros de 1835 a 2005, também é possível colaborar na construção do histórico de cada navio, contribuindo com sugestões de informações, relatos ou novos dados.

Quanto à base de dados dos homens do bacalhau, o portal funcionará como uma rede social da memória, que, a partir de abril de 2016, poderá ser enriquecido regularmente pelo Museu, pelos familiares ou pela comunidade, com novos dados, informações, imagens, vídeos ou documentos.

Paulo Costa, vereador com a pasta da cultura, realça o sucesso da primeira fase e o "melhoramento" que a segunda fase vai garantir. A autarquia de Ílhavo abriu concurso para a criação do novo portal (com aúdio).