“Atualmente, a Química não é popular entre os estudantes” - Artur Silva (UA) eleito presidente da Sociedade de Química.

2016-08-02 14:25

Categoria: 

Concelho: 

Artur Silva, professor do Departamento de Química e membro da Unidade de Investigação QOPNA e do Conselho Geral da Universidade de Aveiro (UA), até agora vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Química, foi eleito presidente deste órgão representativo da comunidade científica desta área. É a primeira vez que um académico da UA é eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Química.

“Trata-se de um reconhecimento pelo trabalho académico e científico desenvolvido, pelo trabalho enquanto vice-presidente e, sobretudo, trata-se de um reconhecimento pelos pares desta área científica”, salienta Artur Silva.

Artur Silva, que é professor catedrático daquela unidade orgânica da UA, sucede a Maria José Calhorda, professora catedrática de Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O novo presidente, eleito a 12 de julho, considera que a Sociedade Portuguesa de Química deve aprofundar o trabalho que tem desenvolvido em torno do reconhecimento da Química pela sociedade portuguesa. “Atualmente, a Química não é popular entre os estudantes”, lamenta. “Mas está presente no dia-a-dia de todos nós e precisamos de continuar a formar químicos e a investigar nesta área científica”, sublinha o académico.

Para Artur Silva, a comunidade científica precisa de trabalhar mais para que a opinião pública deixa de associar a Química a coisas menos boas e a associe a todo o que nos rodeia e a tudo o que fazemos, comemos e usamos. A sustentabilidade e a proteção do ambiente são eixos fundamentais, hoje em dia, neste ramo científico. “Não há sociedade sustentável sem o contributo da Química e dos químicos”, garante.

Texto: UA