Assoreamento da Ria tema do primeiro debate promovido pelo movimento de defesa da ria de Aveiro.

2019-06-04 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Assoreamento da Ria de Aveiro em discussão no dia 15 de junho.

Na contagem decrescente para o arranque dos trabalhos de dragagem, previstos para o final deste mês, o movimento Maria promove o debate sobre a empreitada.

“Ria de Aveiro: Assoreamento Aparente ou Real?” é o tema da conferência de João Miguel Dias que o Movimento em Defesa da Ria (MARIA) organiza no dia 15 de junho.

A reunião, que decorrerá pelas 17h00 no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, com entrada livre, aborda o já anunciado início dos trabalhos de desassoreamento dos principais canais da Ria.

O tema do desassoreamento da Ria de Aveiro é um assunto que mobiliza o interesse generalizado dos amantes da Ria, especialmente, de todos aqueles que praticam desportos e atividades náuticas, e ainda dos clubes e associações, que se sentem penalizados pela ausência de dragagens nos últimos anos.

João Miguel Dias é doutorado em Física e Professor Associado com Agregação no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, do qual é o atual Diretor.

Fundou e lidera o Núcleo de Modelação Estuarina e Costeira (http://www.nmec.eu/), sendo investigador do Centro de Estudos do Ambiente do Mar (CESAM), onde é co-coordenador da linha temática Sistemas Ambientais Integrados.

Com cerca de 30 anos de experiência profissional, é especialista na modelação numérica de processos físicos em zonas estuarinas e costeiras, destacando-se o seu contributo significativo para o estudo da hidrodinâmica da Ria de Aveiro.

Participou e coordenou vários projetos de investigação nacionais e internacionais e tem uma vasta experiência em trabalhos de consultoria para organizações públicas e privadas.

É editor e revisor de um número elevado de revistas internacionais e tem integrado painéis de avaliação de projetos e bolsas na área das ciências do mar para várias agências nacionais e internacionais.

É ainda autor de mais de 140 trabalhos em revistas internacionais nas áreas de Ciências Ambientais e Oceanografia e supervisor de um número significativo de investigadores de pós-doutoramento e de estudantes de Doutoramento e Mestrado na Universidade de Aveiro.

Esta primeira de duas conferências que o MARIA se propõe organizar até ao verão é o resultado de uma decisão do Núcleo de Fundadores do Movimento, que pretende usar esta oportunidade para gerar um “momento de reflexão e análise” sobre um dos principais problemas que afetam zonas muito significativas da laguna.

A primeira Conferência do Movimento de Amigos da Ria dedicada ao assoreamento tem o apoio da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, da Fundação António Pascoal e da Rádio Terranova.