Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro distinguida por "boas práticas".

2019-11-21 09:23

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro foi distinguida com “menção honrosa” pelo seu projeto “potencial positivo” que apresentou a Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, no âmbito da Categoria Vida+ (Boas práticas que promovam estilos de vida mais saudáveis, com ou sem recurso à utilização de novas tecnologias).

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em estreita colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, organizaram o 7.º Congresso de Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorreu, ontem, no Convento S. Francisco, em Coimbra.

O Potencial Positivo P+ é um projeto inovador que pretende promover o envelhecimento ativo e saudável, aliado a um aumento de felicidade na pessoa.

Prevê a criação de Brigadas de reparação/intervenção; Apoio à gestão doméstica e Apoio na manutenção e na conservação dos espaços agrícolas de proximidade e/ou de Subsistência.

O projeto teve início em 2016 no concelho de Sever do Vouga, junto da população mais desfavorecida, nomeadamente a população mais envelhecida e com grau elevado de abandono e de isolamento.

Segundo Paulo Quina, coordenador técnico e pedagógico da Escola Profissional de Aveiro, o projeto foi implementado durante três anos com “muito sucesso”.

“A EPA foi contactada por vários Municípios limítrofes da região que pretendiam replicar o projeto, contudo deixou de existir capacidade de resposta da Escola.

Este ano, a AEVA assumiu o projeto e reformulou-o, capacitando-o para responder às necessidades da região de Aveiro, através de uma candidatura que foi aprovada no âmbito da Capacitação para o Investimento Social”.

Atualmente o projeto aguarda aprovação de uma candidatura no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social.

No mesmo dia, a Escola Profissional de Aveiro renovou a sua distinção, junto da Ordem dos Psicólogos, com o Selo de "Escola Saudávelmente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão" 2019-2021.

A cerimónia de atribuição do Selo será realizada no próximo dia 27 de Novembro, às 12h30, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no âmbito do Seminário de Psicologia da Educação, uma iniciativa conjunta entre a Ordem dos Psicólogos Portugueses e a Direção-Geral da Educação.