Associação do Carnaval da Mealhada lamenta corte no subsídio à organização.

2015-12-15 18:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação do Carnaval da Bairrada está descontente com o corte no protocolo de apoio financeiro para a organização do Carnaval de 2016 e diz que há uma penalização a uma gestão de sucesso. A Câmara Municipal da Mealhada garante um donativo financeiro que baixa de 84 mil para 60 mil euros. A justificação divulgada para este corte será a de que a edição de 2015 do Carnaval da Bairrada deu um resultado líquido positivo de cerca de 40 mil euros e que, perante organismos como o Tribunal de Contas, a Câmara da Mealhada não teria capacidade para justificar a manutenção do donativo a uma associação sem fins lucrativos para um “evento lucrativo”.

“O gesto do Município perante uma gestão cuidada e criteriosa não nos parece que deva ser a da censura pela afirmação de que uma associação sem fins lucrativos não deve ter resultados positivos. Dito de uma forma mais prosaica, mas perfeitamente justificável, a ACB é penalizada por ter sido transparente e séria e ter feito uma gestão correta e cuidada dos fundos públicos”.

A organização teme cortes no marketing e os eventuais efeitos do mau tempo. “Estamos a 50 dias da data prevista para os inícios dos festejos carnavalescos na Mealhada. Estamos já há muitos meses a trabalhar no sentido de termos um evento que dignifique a Mealhada e a sua população. Muito do trabalho está praticamente pronto, muito do investimento está comprometido, quase tudo o que devia estar comprado, já está comprado. Saber desta decisão da Câmara nesta altura, a 50 dias do evento, é algo que nenhum dos elementos da direcção da ACB merecia nesta altura, e muito menos merecia a própria associação, com quarenta anos de história e um serviço de voluntariado e promoção do concelho e das suas gentes”.