Associação dedicada à vida ativa das pessoas com mais de 55 anos entra em Aveiro.

2021-03-18 13:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 55+, associação dedicada à vida ativa das pessoas com mais de 55 anos, venceu no passado dia 27 de Janeiro o concurso de apoio a iniciativas de impacto social promovido pelo Fundação Vieira de Almeida.

Esta associação tem um protocolo com a Universidade de Aveiro para a implementação desta iniciativa na cidade, e a UA também estará diretamente envolvida na equipa de avaliação do impacto social desta iniciativa, junto com outros parceiros estratégicos do projeto, a Portugal Inovação Social, a Fundação Aga Khan, a Fundação Ageas e a Fundação Millennium.

A 55+ anuncia a expansão de atividade ao território de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro e outros parceiros Nacionais.

A Universidade entra como parceiro estratégico local que dará o apoio na expansão da 55+ através do contacto com diferentes organizações na região, de modo a definir os serviços com maior impacto a nível regional e concretizar sinergias.

“A Universidade de Aveiro tem conduzido ao longo dos anos múltiplos projetos que abordam os desafios e os impactos da participação e do envolvimento comunitário dos cidadãos, nomeadamente através de ações voluntárias e de iniciativas de inovação social. A colaboração com a 55+ é mais uma frente desse compromisso da Universidade com o seu território. No âmbito da expansão da 55+ em Aveiro a Universidade de Aveiro colaborou no desenho de atividades de diagnóstico para identificar os serviços mais relevantes para a região, e terá também um papel na análise do impacto da 55+ na qualidade de vida em Aveiro” explica Marlene Amorim, docente do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) e investigadora na Unidade de Investigação GOVCOPP.

Os serviços disponibilizados têm como principal objetivo facilitar o dia-a-dia das pessoas de qualquer idade e incluem serviços como o acompanhamento de crianças ou seniores, refeições ao domicílio, petsitting, jardinagem e pequenas reparações, aulas de música ou de línguas.

A 55+ é uma associação, autónoma e sem fins lucrativos, que nasce como uma nova alternativa para as pessoas com mais de 55 anos inativas pelo desemprego ou pela reforma.

De momento tem inscrições abertas para que todas as pessoas interessadas em prestar este tipo de serviço possam inscrever-se, tendo sempre em conta os seus gostos e disponibilidade.

As inscrições podem ser feitas através do site da associação (www.55mais.pt). 55+ Vencedora do Encontro(S) com impacto Recentemente a 55+ foi distinguida com o prémio do Concurso Encontro(s) com Impacto promovido pela Fundação Vasco Vieira de Almeida, no qual participaram outras treze organizações focadas no impacto social.

O programa do concurso incluiu também diferentes sessões de apoio à gestão e organização dos projetos de modo a permitir adaptarem-se ao contexto que vivemos e potenciar o cumprimento dos seus objetivos sociais.

A escolha do vencedor do concurso foi feita no dia 27 de Janeiro, através de uma equipa de júris representantes de diferentes entidades além da Fundação Vieira de Almeida, tais como a Jerónimo Martins, o Banco CTT, a Innovsky, a José de Mello Capital, a Invesco Transearch Portugal e o Portugal Digital.

O vencedor foi determinado após os participantes fazerem um pitch onde cada uma das organizações apresentou e defendeu o seu projeto.

O valor deste prémio será assim investido também na expansão do projeto 55+ para novos territórios do país, incluindo a região de Aveiro, e para que possa haver uma mudança de mentalidade em relação ao valor da experiência das pessoas com mais de 55 anos, e os benefícios que esta valorização pode trazer à sociedade em geral.