Assistência Espiritual do Estabelecimento Prisional de Aveiro dá apoio "material" e "espiritual" aos reclusos.

2022-10-27 13:10

Categoria: 

Concelho: 

“Levanta e abraça os reclusos” é o nome da iniciativa que a equipa da Assistência Espiritual do Estabelecimento Prisional de Aveiro está a promover para apoiar a comunidade prisional mais carenciada.

Face às necessidades que vão surgindo a equipa da Assistência Espiritual, devidamente autorizada, decidiu elaborar rifas com o objetivo de recolher fundos para apoiar os reclusos mais carenciados.

Cada rifa tem um custo de 1 “abraço”, equivalente a 1 euro.

As rifas poderão ser vendidas em blocos de 10 unidades, pelo valor de 10 “abraços” (euros). Os prémios são os seguintes:

O 1º Prémio é uma visita guiada ao espaço prisional de Aveiro; o 2º Prémio é tomar um café com um recluso e dar-lhe um abraço e o 3º Prémio é uma T-shirt rubricada pelos reclusos.

Os três contemplados receberão ainda uma peça de artesanato feita pelos reclusos.

O sorteio realizar-se-á no dia 6 de janeiro de 2023 (dia de Reis).

Duas vezes por semana, a equipa procura, junto da comunidade reclusa, levar “conforto, esperança, proximidade e, sobretudo, ajudar nas necessidades mais comummente manifestadas”.

À segunda-feira, uma equipa de colaboradoras, acompanhadas pelo Assistente Espiritual e Religioso do referido estabelecimento, Diácono José Carlos Costa dinamiza um momento de oração com a comunidade reclusa.

Consiste numa celebração aberta a todos os reclusos, cuja centralidade é a Palavra de Deus, proclamada, refletida e partilhada em grupo, de abertura ecuménica.

A celebração termina com um momento de oração mariana, orientada pelos próprios reclusos, que aproveitam esse momento de maior intimidade com Maria, a Mãe de Jesus, para colocarem as suas principais intenções, quer de súplica, quer de ação de graças.

Entre orações, cânticos e leituras de textos bíblicos, cada elemento presente vai pondo em comum as suas tristezas, desânimos, desilusões, desesperanças, revoltas, arrependimentos, sentimentos de culpa, sentimentos que expressam a dor de grandes e profundas feridas que não cessam de “sangrar”.

“Feridas” e sofrimentos que, sempre que possível, “são transformadas em sinais de esperança, de vida nova, de fé e, acima de tudo, em gestos de verdadeiro amor fraterno”, adianta a equipa de assistência.

À sexta-feira é dia de encontro individual com os reclusos que assim desejem encontrar-se com o Assistente Espiritual Prisional. Cada recluso expõe as suas angústias, anseios e necessidades.

“É o momento também de relatos e partilha das suas vidas passadas e de testemunhos de vivências humanas e de fé quotidianas de interesse. São encontros que terminam com uma palavra de ânimo, de esperança e com um abraço fraterno em nome de toda a comunidade Aveirense”.