Assembleia da República saúda centenário do jornal "O Regional".

2023-01-11 08:48

Categoria: 

Concelho: 

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira um voto de saudação ao jornal O Regional, semanário do concelho de S. João da Madeira, na passagem do seu centésimo aniversário.

Esta foi uma iniciativa da deputada Carla Madureira (PSD).

Proposta subscrita por um conjunto de parlamentares da bancada social democrata.

O periódico “assume uma dimensão que só pode constituir um motivo de orgulho para os que asseguram a sua continuidade” pode ler-se no texto que suporta o voto.

Semanário regionalista e de cultura da cidade de S. João da Madeira, dirigido aos habitantes do concelho e de toda a região norte do distrito de Aveiro, o periódico pautou a sua ação na “luta pelo engrandecimento do concelho nos anos subsequentes”.

A saudação da Assembleia das República destaca “a ligação que manteve com os sanjoanenses de além-mar, designadamente das comunidades radicadas no Rio de Janeiro e em Belém do Pará, no Brasil, revelou-se de extraordinária importância para S. João da Madeira”.

“O Regional foi o companheiro de viagem, da saudade e do exílio, foi, em suma, o cordão umbilical que os ligou sempre e para sempre à terra onde nasceram e a quem haveriam de deixar um significativo quinhão da riqueza que acumularam ao longo das suas vidas”.

O semanário tem uma tiragem média de 23.000 exemplares.