Assalto a ourivesaria no Fórum Aveiro "travado" pela PSP. Ladrões ameaçaram funcionária com arma branca e levaram 40 mil euros em objetos de ouro e relógios.

2024-02-23 18:01

Categoria: 

Concelho: 

A PSP de Aveiro avançou esta tarde alguns pormenores relacionados com o assalto realizado ontem à noite numa ourivesaria no Fórum.

O alerta foi dado às 21h45 para um assalto "com recurso a arma branca".

"A funcionária da ourivesaria, quando se encontrava sozinha no interior do estabelecimento, foi surpreendida por dois indivíduos encapuzados, munidos de luvas, sendo que um deles a ameaçou com uma faca, para que não reagisse. O outro suspeito quebrou os vidros das montras com um martelo tendo, de imediato, recolhido todos os objetos de valor que conseguiu alcançar", referiu.

"A funcionária aproveitou o facto de o suspeito que a estava a ameaçar ter começado também a recolher objetos de valor para se refugiar no escritório, acionar o botão de pânico e telefonar para o 112".

"Os suspeitos, que, entretanto, tinham abandonado a ourivesaria e se tinham colocado em fuga apeada, estavam a ser perseguidos por seguranças do referido centro comercial sem que estes os perdessem de vista, tendo sido intercetados pelos Polícias de serviço em estrita colaboração com os referidos seguranças. A interceção ocorreu num parque de estacionamento próximo do local do crime, quando os suspeitos já se encontravam no interior de uma viatura pronta a encetar fuga".

Estando perante um crime com elevado grau de ameaça, "os Polícias fizeram uso do nível de força estritamente necessário e proporcional, tendo efetuado recurso à força física, ao bastão e ao gás pimenta, bem como recurso efetivo a arma de fogo, nos termos legalmente definidos, apenas contra a viatura de fuga, no sentido de a imobilizar". "Os Polícias conseguiram impedir a fuga dos suspeitos, retirá-los da viatura e algemá-los, sem terem colocado em risco a sua própria segurança, a dos suspeitos ou de terceiros".

Foi acionada a emergência médica, tendo comparecido no local os Bombeiros Novos de Aveiro, que conduziram os suspeitos para o hospital local por apresentarem ferimentos ligeiros.

Um dos Polícias teve necessidade de ser conduzido ao hospital por apresentar ferimentos numa das mãos.

Foram registados danos avultados na ourivesaria (quebra de montras), provocados pelos suspeitos, e na viatura destes (pneus e motor), originados pelos disparos propositadamente efetuados.

A viatura foi apreendida e rebocada para as instalações policiais, para diligências processuais.

Foram recuperados 38 relógios e 9 peças de ourivesaria (brincos, pulseiras), num valor total que ascende a cerca de 40 mil euros.

Por haver suspeita de que foram utilizados na prática do crime, foram ainda apreendidos os seguintes objetos: Uma arma branca (navalha); Um martelo; Um pé de cabra; Dois gorros tipo “passa montanhas”; Um par de luvas e um saco (utilizado para guardar os objetos furtados).

Os suspeitos, dois homens de 21 e 23 anos, recolheram aos quartos de detenção existentes na Divisão Policial de Aveiro e encontram-se a aguardar indicação do DIAP de Aveiro para serem presentes a 1.º interrogatório judicial e conhecimento de eventuais medidas de coação.