ASPEA pede atenção à conservação dos passadiços de Esgueira.

2020-05-13 16:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental alerta para o estado de conservação dos passadiços de Esgueira e diz que há registo de incidentes no circuito entre Mataduços e Vilarinho.

Em causa a degradação das cordas de proteção e das placas de madeira.

A ASPEA diz que o episódio mais recente aconteceu com a queda de uma criança de 8 anos que caiu de bicicleta à ria, esta terça-feira, dia 12 de maio, numa das partes dos passadiços que se encontra sem cordas que funcionam como barreira de proteção, tendo resultado algumas escoriações na cara e numa perna.

Para Joaquim Ramos Pinto, “estes equipamentos, com um investimento superior a um milhão de euros, reconhecidos como espaços de fruição da natureza, espaços de lazer e desportivos, não podem ficar abandonados, transformando-se em espaços com risco para a segurança e saúde dos seus utilizadores”.

O dirigente associativo sugeriu uma visita de autarcas ao local como forma de verificarem o estado de conservação.

“Uma visita aos equipamentos que fazem parte do Centro Municipal de Interpretação Ambiental, e, nomeadamente aos passadiços de Mataduços-Vilarinho, seria uma forma de se assumir, com a humildade política que os munícipes esperam de um executivo, a importância das denúncias e alertas que têm sido feitas”.