ASPEA diz que projeto LIFEPAYT está a falhar e pede retirada de contentor de testes.

2020-01-15 09:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental alerta para os protestos de munícipes do bairro da Forca-Vouga pelo não funcionamento do contentor afeto ao projeto LIFEPAYT.

Esse espaço na rua de Moçambique, colocado a título experimental em projeto piloto, não estará a cumprir as suas funções e o Núcleo ASPEA Aveiro exige a retirada imediata do contentor em fase de “testes”.

Em nota divulgada esta terça, a ASPEA diz que os moradores estão insatisfeitos e desconfiados uma vez que o equipamento não funciona para o fim destinado.

O equipamento, com chave de acesso por cartão eletrónico, estará com abertura facilitada não permitindo o controlo de acesso por moradores.

“Desta forma a informação é enganosa porque nestas condições o referido contentor não tem os requisitos para se encontrar em fase de testes”.

A associação ambiental apela à retirada para que a manutenção seja feita em fábrica e pede informações concretas sobre o desenvolvimento deste projeto.

“Se por um lado, o projeto LIFE PAYT deverá ser uma boa oportunidade para testar um ou vários modelos para a redução de resíduos indiferenciados e estudar a implementação de novos sistemas de controle e cobrança da taxa de resíduos, fazendo a aplicação do princípio do utilizador-pagador, instalado na zona da Forca-Vouga no seu projeto-piloto, este não está a ser eficaz na sua implementação, comparadamente com outros municípios que fazem parte do projeto”, resume a ASPEA.