ASPEA celebra Dia da Terra com reflexão sobre a educação ambiental no pós pandemia.

2020-04-21 08:35

Categoria: 

Concelho: 

A ASPEA quer refletir a educação ambiental no pós pandemia.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental assinala o Dia da Terra, esta quarta-feira, dia 22, com a realização de uma reunião virtual com a equipa dos corpos sociais da ASPEA, colaboradores e coordenadores de projetos para poder refletir e questionar, em conjunto, sobre o papel da ASPEA nos tempos pós confinamento e sobre os efeitos da crise pandémica.

“Consideramos importante pensamos nos desafios que temos pela frente em cada área de trabalho, em cada projeto, em cada núcleo, de forma a que a Direção possa rever o seu Plano de Atividades 2020 e repensar o Plano 2021”, justifica Joaquim Pinto, presidente da ASPEA.

Acredita que a Carta da Terra pode ajudar a definir caminhos em torno da sustentabilidade e da gestão comum de um problema global.

“Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre numa casa comum e com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça económica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos a nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.”

Ideias que refletem o padrão de vida baseado no consumo “exacerbado e excedentário”, das sociedades que evoluíram para o “cansaço do individualismo e egoísmo social”, da velocidade de “disseminação de literatura e artigos falsos com o intuito de fomentar conflitos políticos e geopolíticas, rompendo com os valores da solidariedade, da defesa do bem comum, da compreensão e respeito pela diversidade da vida”.

Esse caminho de futuro terá implicações nas sociedades e na forma como o ser humano se relaciona com a natureza.

“São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, paradigmas e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais. Temos o conhecimento e a tecnologia necessários para abastecer a todos e reduzir os nossos impactes ambientais. O surgimento de uma sociedade civil global está a criar novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano.”

Numa associação dedicada aos valores ambientais, a ASPEA entende que é chegado o momento de refletir também sobre o futuro das suas ações.

“A Direção da ASPEA deseja a todos os associados, parceiros, colaboradores, coordenadores de projetos e dos núcleos, força e energia para ultrapassarem este período de confinamento e que num futuro próximo possamos, coletivamente, ajudar a recuperar as dinâmicas dos projetos e atividades de Educação Ambiental em que todos estão implicados e no reforço das políticas ambientais e sociais de âmbito local e nacional”.