Árvore da Biblioteca de Ovar classificada como “de interesse público” .

2021-03-05 08:54

Categoria: 

Concelho: 

A árvore da Biblioteca de Ovar foi classificada como “de interesse público” .

Foi esta semana publicada em Diário da República a decisão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que classificou a "Árvore da Biblioteca de Ovar" (Erytrina crista-galli, de nome comum "Feijoeiro-da-Índia") como árvore de interesse público.

Depois de um processo de candidatura iniciado em 2017, pelos Amigos do Cáster, os argumentos apresentados pela Associação para sustentar a preservação deste exemplar foram validados pelo ICNF.

As grandes dimensões da árvore, a floração, a singularidade da sua forma, o facto de ser uma espécie pouco comum no nosso país e a característica de uma pernada da “árvore mãe” ter caído, enraizado no solo e dado origem a novo exemplar, foram alguns dos atributos deste exemplar arbóreo que justificaram a sua classificação.

“É com grande satisfação que partilhamos esta notícia. A classificação da Árvore da Biblioteca será agora um motivo de elevado interesse para a nossa Cidade. Mas, também, uma responsabilidade acrescida para todos, que devemos zelar pela sua proteção e conservação”, reagiu a associação.