Arte Urbana vai "pintar" Estarreja.

2022-09-09 20:45

Categoria: 

Concelho: 

O Festival de arte urbana de Estarreja começa este sábado para uma semana de atividades ao ar livre.

Esta é a 5.ª edição do festival, onde estarão em destaque as criações de arte urbana, com residências artísticas e pinturas ao vivo, com os portugueses Pantónio, Bordalo II, Mariana Duarte Santos, Ruído, Daniela Guerreiro, Pitanga, do artista local Mário Afonso e do brasileiro Thiago Mazza.

O evento cruza-se com outras ações desde workshops, exposições, conversas, cinema, teatro, música, a performances, animação de rua e visitas guiadas.

O festival, organizado pelo Município de Estarreja, pinta-se de verde como forma de manifesto, alertando consciências.

A sustentabilidade ambiental é o principal tema da edição deste ano, com muitas das telas a refletir o património natural e a biodiversidade do território, apelando à reflexão sobre o impacto das alterações climáticas nesta nossa riqueza natural.

A esta causa e compromisso junta-se a Bondalti, uma das empresas do complexo químico de Estarreja, permitindo uma pintura mural de grande dimensão, num tanque industrial.

Thiago Mazza, grande expoente do muralismo contemporâneo brasileiro e conhecido no cenário da arte urbana pelo seu domínio na representação da fauna e da flora, dará corpo a este projeto artístico.

Bordalo II é outro dos nomes fortes desta edição e volta a Estarreja para criar mais um “Big Trash Animal”, da série de animais feitos de lixo que o artista tem espalhado por todo o mundo.

O autor do Guarda-Rios (Parque Municipal do Antuã/2015), peça que precipitou e fez voar o ESTAU em 2016, vai dar vida a uma nova ave, a águia-sapeira, questionando uma vez mais a sociedade materialista sobre o consumo e produção excessivos, que resultam na contínua produção de “lixo” e, consequentemente, na destruição do nosso Planeta.

Pela sua forte ligação a um ecossistema importantíssimo para a região, a Ria de Aveiro, é na Vila da Ria - Pardilhó que pode ver nascer esta peça de arte.

Uma ação realizada no âmbito do projeto de programação cultural em rede “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”.