ARS cria Unidade Coordenadora Funcional da Osteoporose do Baixo Vouga.

2018-06-22 10:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Administração Regional de Saúde do Centro acaba de aprovar a constituição da Unidade Coordenadora Funcional da Osteoporose (UCF-OP) do Baixo Vouga no sentido de melhorar o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes nesta área da Reumatologia.

A UCF-OP do Baixo Vouga, a primeira a ser criada no país, traduz a cooperação entre o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV) e o Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) segundo um modelo organizacional de prestação dos cuidados especializados que permite diagnosticar e tratar antes que ocorram as fraturas.

A dimensão da Osteoporose tenderá a aumentar exponencialmente nos próximos anos e as respostas são pensadas para orientar os utentes. Rosa Reis Marques, presidente da ARSC, sublinha que “a cooperação clínica e institucional entre os cuidados de saúde primários e hospitalares trará, sem dúvida, resultados promissores para a saúde dos nossos doentes, no âmbito da prevenção e do tratamento desta doença silenciosa”.