ARS apresenta plano de contingência para o verão.

2019-05-01 13:34

Categoria: 

Concelho: 

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) tem disponível on line (www.arscentro.min-saude.pt) o Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão – Região Centro 2019.

Portugal tem sido afetado, ao longo dos últimos anos, por fenómenos climáticos extremos e, decorrente da sua localização geográfica, pode considerar-se um dos países europeus mais vulneráveis às alterações climáticas e aos fenómenos climáticos extremos.

Elaborado pelo Departamento de Saúde Pública da ARSC, este plano, que vigora entre 01 de maio e 30 de setembro, apresenta as orientações estratégicas e referenciais que permitem comunicar o risco, e a gestão desse risco.

O objetivo principal deste Plano de Contingência Saúde Sazonal, Módulo Verão – Região Centro consiste em prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população em geral e dos grupos de risco em partícula.

Idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas e pessoas que trabalham ao ar livre, por exemplo, são os focos de atenção.

Ao mesmo tempo, pretende-se minorar outros fenómenos com impacto na saúde cuja frequência pode aumentar no verão, como os incêndios, afogamentos, acidentes ou infeções alimentares coletivas.

A hidratação e a manutenção do conforto térmico são medidas a implementar, em particular junto das populações mais vulneráveis e dos referidos grupos de risco.