Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha disponibiliza registos no Archives Portal Europe.

2018-01-18 10:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha é a primeira entidade local do País, com software livre, a disponibilizar registos no Archives Portal Europe, um portal que faculta o acesso a documentação de arquivo de várias entidades de 34 países europeus.

Das 30 organizações portuguesas presentes, onde se incluem autarquias, universidades, fundações, associações, entre outras, o arquivo Albergariense é o único, até agora, a disponibilizar informação sem qualquer custo associado à adesão.

O Portal Europeu de Arquivos permite que utilizadores de todo o Mundo possam encontrar informação de forma mais eficiente entre milhões de documentos de arquivo guardados em centenas de serviços. Assim, em vez de visitar vários sítios Web, o utilizador pode encontrar a informação necessária num único lugar, poupando tempo no processo de pesquisa.

Para Delfim Bismarck, Vice-presidente e Vereador da Cultura, “o Arquivo Municipal está na vanguarda dos arquivos portugueses. Depois de ser o primeiro arquivo municipal do Distrito de Aveiro a aderir à Rede Portuguesa de Arquivos, dá agora um novo passo com a adesão ao Archives Portal Europe. Para além do software livre e gratuito de que dispõe, está neste momento a construir uma base de dados que visa a identificação de todos os cidadãos naturais do concelho desde o início do século XVII até à atualidade, num trabalho único a nível nacional.”