Arquivo Distrital em projeto de salvaguarda dos arquivos das associações.

2018-04-25 16:09

Categoria: 

Concelho: 

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) pelo seu Arquivo Distrital de Aveiro (ADAVR) e o Grupo de Trabalho de Arquivos Municipais da Região de Aveiro em colaboração com a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, vão levar a efeito, em 2018, o “Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio, desporto, humanitárias e educacionais da região de Aveiro: diagnóstico e estratégia”.

Procura proceder a um diagnóstico de situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio, desporto, humanitárias e educacionais e definir uma estratégia de salvaguarda e valorização de património arquivístico destas entidades.

O Projeto conta com a colaboração da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) e suas associadas, e das Câmaras Municipais do Distrito de Aveiro e do Município de Mira, bem como de 319 Associações convidadas a participar neste projeto.

O Diagnóstico realizado no âmbito do Projeto assenta nos resultados de um Questionário sobre a situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio, desporto, humanitárias e educacionais da região de Aveiro que a DGLAB/ADAVR leva a efeito entre 2 de abril e 2 de junho de 2018.

O Questionário pretende proceder ao mapeamento dos arquivos das associações, identificando os conjuntos documentais existentes, o seu contexto e datas de produção, a sua dimensão e suportes predominantes, estado de tratamento, bem como as condições de instalação e conservação da documentação. Pretende ainda identificar eventuais situações de risco de perda de património e outras situações relevantes para a fase seguinte, onde se procederá à definição de uma estratégia para a salvaguarda e a valorização do património arquivístico destas entidades.

Na página online do Arquivo Distrital de Aveiro (https://goo.gl/Gc8oKi) encontram-se disponíveis vários documentos PDF de auxílio ao preenchimento do questionário, tais como uma matriz do mesmo, um glossário de termos técnicos e um exemplo fictício previamente preenchido.