Arquivo da Murtosa recebe exposição "Mulheres Notáveis de Portugal".

2015-06-08 13:32

Categoria: 

Concelho: 

O Arquivo Municipal da Murtosa acolhe a exposição “Mulheres Notáveis de Portugal”, do artista plástico Sérgio Carvalho. A mostra pode ser apreciada até ao dia 28 de junho. “Mulheres Notáveis de Portugal” é uma exposição composta de uma coleção de 14 quadros, executados com folhas de árvores (plátanos, tílias, melias, choupos, eucaliptos, entre outras) e cola de resina epóxida sobre papel.

As obras retratam mulheres portuguesas importantes para a história sócio-cultural e política de Portugal, como Natália Correia, Florbela Espanca, Sophia Mello Breyner Andersen ou Amália Rodrigues.

Estes retratos são feitos de uma matéria orgânica perecível por natureza. Tal como a frágil condição humana, aquelas folhas, se não fossem colhidas e conservadas, seriam hoje matéria orgânica informe e desfeita nas lamas de húmus.

“O meu gesto de criação suspendeu a aniquilação espontânea daquelas frágeis folhas de árvore. Numa nova constelação, numa renovada floresta de cores, resgatam-se do esquecimento os rostos de grandes individualidades femininas portuguesas, imortalizam-se numa manta de retalhos que antes alimentou os tenros ramos arbóreos. Folhas que fizeram sombra num verão que passou, agora recortam o perfil de notáveis mulheres que ainda hoje fazem sombra às formigas apressadas e rastejantes que somos, carregando as nossas sementinhas… de árvores”.