Areia do Porto de Aveiro serve recargas na frente marítima entre Costa Nova e Vagueira.

2016-07-16 09:23

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A areia depositada no Porto de Aveiro começa a ser transportada, por via marítima, em Novembro, para a área entre Costa Nova e Vagueira.

A operação de recarga de areias é o primeiro passo em defesa da costa que o responsável pela Agência Portuguesa do Ambiente define como “óbvio” com recurso a matéria disponível. Dos 175 milhões de euros a gastar na defesa da costa, nos próximos quatro anos, a prioridade irá para trabalhos de recargar dunar e a Região de Aveiro surge como espaço prioritário.

Nuno Lacasta (APA ambiente) define essa operação como elemento chave no reforço do cordão dunar que permite fazer uso da areia depositada no Porto de Aveiro. Liberta esses recursos e desocupa a área portuária que em três anos deverá ficar “limpa”.

O compromisso foi assumido no dia de apresentação do programa “Litoral XXI - Governança e Plano de Ação” que traça as prioridades de intervenção no litoral Português com destaque para o litoral aveirense identificado como zona de risco mais elevado (com áudio).