APPACDM de Albergaria promove festival romano.

2016-06-16 10:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A APPACDM do concelho de Albergaria-a-Velha prepara-se para realizar um Festival Romano como forma de angariar fundos para a construção de uma nova residência para os utentes desta Associação. Esta iniciativa vai recriar o ambiente do século I a.C., dado que bem perto do concelho de Albergaria-a-Velha existe o complexo arqueológico de Talabriga. Este festival solidário, "Talabrigae ex libris", ocorrerá nos próximos dias 24, 25 e 26 de Junho.

Iniciativa da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental que apoia crianças, jovens e adultos deficientes mentais com instalações na freguesia da Branca, no lugar de Soutelo e que é confrontada com listas de espera com dezenas de pessoas inscritas quer para as respostas sociais de Lar Residencial, quer para Centro de Atividades Ocupacionais.

“Como tantas outras instituições sem fins lucrativos, embora com Acordos de Cooperação com a Segurança Social, esta não consegue subsistir unicamente com essas verbas e com as comparticipações de familiares, sendo, por esse facto, essencial empreender atividades sócio-recreativas que permitam angariar fundos, apelando ao sentido de solidariedade e responsabilidade social”.

A instituição aposta na construção de um novo Centro de Atividades Ocupacionais e quer duplicar a capacidade do Lar Residencial Renascer (obra estimada em mais de um milhão de euros).

A organização do festival conta com o apoio de autarquias locais, Turismo de Portugal, Universidade de Aveiro e de instituições culturais que darão corpo à realização de uma viagem no tempo. “Buscando o rigor científico e o espírito da época, contamos com a presença de companhias de teatro profissional que nos farão viajar 2000 anos pelas coordenadas cronotópicas, das quais destacamos AlbergAR-TE, Fazenda dos Animais, Muda Te e Viv’Arte”.