APARA adere ao movimento de defesa da ria.

2019-05-08 13:25

Categoria: 

Concelho: 

A Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) acaba de aderir ao Núcleo de Fundadores do Movimento de Defesa da Ria (MARIA), garantindo ao Movimento uma nova dinâmica resultante da importância da sua atividade socioeconómica em todo o território da Ria.

O MARIA “saúda” e “congratula-se” com a adesão ao seu projeto cívico da mais importante organização de produtores de pesca da região de Aveiro, fundada em 2004 e atualmente representativa de cerca de 95 por cento da atividade de pesca do Porto de Aveiro.

A APARA, que nasceu como associação, mas que em 2008 se transformou em Organização de Produtores, representa 376 embarcações registadas no Porto de Aveiro, desde os pequenos barcos da pesca artesanal, até aos navios de arrasto costeiro.

Para além de ser responsável pelas vendas das docas de pesca da Murtosa e Torreira, a APARA tem ainda a seu cargo a descarga de toda a pesca de cerco na Lota de Aveiro e explora o posto local de combustíveis.

Só no ano de 2018, a APARA movimentou mais de três mil toneladas de bivalves capturados nas águas da Ria de Aveiro, representando um valor aproximado dos oito milhões de euros.